sábado, 10 de janeiro de 2009

Golpe do AÇAÍ emagrece a carteira dos americanos

Grãos de açaí para perda de peso reivindicando o endosso de Oprah faz carteiras magras e consumidores furiosos adverte BBB

O Better Business Bureau alerta que os consumidores devem ser cautelosos com anúncios on-line baseados em autenticações de celebridades para vender açaí e produtos relacionados com o emagrecimento.

O açaí foi destaque nacional (USA) em programas de TV e elogiado por médicos e celebridades pelo seu elevado nível de antioxidantes. Declarações sobre o açaí incluem a luta contra o câncer e envelhecimento e promove a saúde dietética e perda de peso. O produto foi supostamente apoiado por Oprah, Rachel Ray e outras celebridades.

Anúncios on-line e sites da Web incluem muitas vezes uma foto de uma celebridade - como Oprah - e afirmam que ela aprova o açaí como um produto para perda de peso milagrosa.

Além disso, vários sites utilizam a mesma modelo, com nomes diferentes, para elogiar e divulgar o produto (clique na foto para ampliar).

Mas o gosto do açaí começou a ficar amargo para os consumidores americanos

O BBB - Better Business Bureau, organização que define normas para o mercado, recebeu milhares de reclamações de consumidores que se inscreveram para uma oferta de teste gratuito. O açaí é enviado sem custos ao consumidor por um período determinado.

Distribuidores de Açaí bloqueiam clientes depois que o teste gratuito expira

O esquema de vendas é semelhante em várias empresas:

A empresa oferece um teste gratuito de seus produtos. Se o consumidor não cancelar dentro do período experimental são enviadas garrafas adicionais todo mês e cobrados US$ 85,90. Denúncias mostram que o período experimental oscila entre 10 e 14 dias a partir de quando o consumidor solicitou o teste gratuito, e não a partir de quando recebeu o produto.

Os queixosos afirmaram ter dificuldade em cancelar a sua subscrição. A chamada para o número de telefone listado encontra a linha fora de serviço, ocupada ou é desviada para o correio de voz.

Os reclamantes também tiveram dificuldades para cancelar sua inscrição através do e-mail fornecido. Em alguns casos, o endereço de e-mail não funcionou ou o queixoso continuou a ser cobrado mesmo após vários e-mails enviados. Vários clientes relataram que foram obrigados a encerrar as contas bancárias e cartões de crédito para cancelar taxas recorrentes.

O produto parece que realmente emagrece: a carteira do consumidor.

Leia a íntegra clicando aqui (em inglês).

Livre tradução minha com a ajuda das ferramentas de idiomas do Google
Sites relacionados em que a mesma modelo "assume" várias identidades:

Nancy, Naomi, Sarah, Jenny
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